top of page
Design sem nome.png

Parece ficção! Jovem escreve livro de fantasia para pedir namorada em casamento

  • Foto do escritor: Bianca Fávero
    Bianca Fávero
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

‘A Cantiga da Raposa e da Andorinha’ recria a história do casal em um universo inspirado nas obras de Sarah J. Maas e tem lançamento oficial previsto para março


Daniel escreve livro para pedir namorada em casamento
Arquivo pessoal

Alguns pedidos de casamento vêm com flores. Outros, com alianças escondidas na sobremesa. Este veio com capa, dedicatória e mais de cem páginas de fantasia. Quando o baiano Daniel Helom Lago, de 23 anos, começou a namorar a assídua leitora Luana Laleska, em fevereiro de 2025, o relacionamento despertou nele a vontade de transformar a própria história em livro.


Ao longo de meses, Daniel incorporou ao romance elementos do universo da fantasia, com fortes referências às obras de Sarah J. Maas, autora das sagas Corte de Espinhos e Rosas (ACOTAR) e Trono de Vidro. Em A Cantiga da Raposa e da Andorinha, um reino que passou por uma grande guerra tenta se reerguer por meio de um movimento chamado Reconstrução. A personagem inspirada em Laleska é uma general; já o autor é representado por um Khaelossar, uma espécie de alquímico. A narrativa avança entre batalhas e alianças até que, no epílogo, a fantasia se desfaz para dar lugar à pergunta que mudaria a vida dos dois.


“A ideia surgiu pensando na nossa história, pois nos conhecemos num trabalho voluntário há quase dois anos. Nesse trabalho, buscamos contribuir com pessoas em situação de vulnerabilidade de moradia”, conta Lago, em entrevista exclusiva ao Capítulo Z



O primeiro exemplar foi apresentado no aniversário de Laleska, enquanto o autor ainda finalizava o pedido. Só de acompanhar a história do casal em um dos seus universos favoritos, a garota já ficou emocionada. Até que dias depois, Daniel entregou as páginas finais separadamente, sob o pretexto de que ela deveria avaliar a possibilidade de incluí-lo na versão final.


Ao perceber que aquele epílogo não era apenas parte da narrativa, mas um pedido real, a reação foi imediata. “Ela não acreditou de primeira, passou alguns segundos tentando processar e me ouvir falar aquelas palavras. Depois passou o resto do dia sorrindo”, relembra.


O processo de escrita não era novidade para o autor, afinal, essa paixão já corria em suas veias desde pequeno. Entre histórias nunca terminadas e outras que, mesmo após finalizadas, nunca chegaram à publicação, Daniel encontrou um propósito maior ao transformar os próprios sentimentos pela namorada em ficção.


Livro A Cantiga da Raposa e da Andorinha
Divulgação/Tiktok: @cafehelom

“Foi difícil encontrar novas maneiras de dizer o quanto eu a amo e mostrar a ela um pouco da minha visão sobre nós — de forma bem fantasiosa e exagerada, é claro. Mas, a partir do momento em que nos juntamos, nunca mais tive dificuldade de pôr em palavras o que sinto por ela. Ela é a minha melhor amiga e sinto que posso ser aberto sobre tudo”, confessa.


O gesto romântico conquistou a admiração de milhares de pessoas nas redes sociais. Nos comentários, internautas chegaram a brincar que o jovem “elevou o nível dos pedidos de casamento". A repercussão também gerou expectativa entre leitores que já aguardam o lançamento da obra. Daniel pretende publicar A Cantiga da Raposa e da Andorinha em março, no formato e-book na Amazon, após concluir as revisões finais. Para ele, ver o projeto ultrapassar o âmbito pessoal, alcançar outras pessoas e até incentivar novos casais é mais um capítulo gratificante dessa jornada. 


“Sempre vai existir espaço para mais histórias de amor. Não existe nada que nos mova com tanta convicção quanto viver e ler sobre como o amor transforma uma vida e muda a perspectiva de mundo. O amor inspira as pessoas, ele transforma”, afirma. No fim, a maior reconstrução não aconteceu no reino da fantasia, mas na vida real, onde o “felizes para sempre” deixou de ser metáfora para se tornar promessa.


"[...} O dia em que meus olhos encontrariam os dela e tudo dentro de mim silenciaria. Como se alguma coisa antiga, quase esquecida, despertasse num sussurro: É ela" trecho de A Cantiga da Raposa e da Andorinha

Comentários


Logo vertical do Capítulo Z

Contato:
imprensa.capituloZ@gmail.com

Receba nossa Newsletter

Obrigado!

Website criado para TCC de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, sob orientação de Lilian Crepaldi

© Capítulo Z  | 2025

  • Instagram
  • Spotify
  • Youtube
  • TikTok
bottom of page