top of page
Design sem nome.png

O preço da beleza: entenda como a estética transformou o livro em objeto de luxo

  • Foto do escritor: Bianca Fávero
    Bianca Fávero
  • 26 de nov.
  • 2 min de leitura

Enquanto a obra clássica de 'Harry Potter' pode ser encontrada por R$ 49,90, uma das edições especiais de luxo chega a R$ 299,90


Edição de luxo Harry Potter
Crédito: Instagram/@vlordello

Capas mais bonitas, paletas de cores coordenadas, edições luxuosas e designs pensados para se encaixarem perfeitamente em fotos em cafeterias. Entre as tendências literárias que vem conquistando a Geração Z, a aparência cada vez mais detalhada de livros tem influenciado no preço, circulação e até o hábito de leitura. 


De um lado, está o livro como conteúdo, recheado de histórias, ideias e conhecimento. Do outro, o livro como um objeto estético, usado como decoração ou marca de estilo. Essa tensão tem impactado o mercado editorial ao criar diferentes camadas de consumo, além de novos obstáculos econômicos para quem quer ler, mas não consegue acompanhar o valor das edições “instagramáveis”. 


Uma das editoras mais reconhecidas pelo trabalho artístico impecável, que conquista o interesse de milhões de leitores, é a DarkSide Books. Não à toa, a empresa foi destaque nas listas da Bookinfo e da Nielsen Book, que classificaram as editoras com melhor performance do catálogo em 2023, ou seja, com maior faturamento por ISBN (International Standard Book Number, ou Número Internacional Padronizado de Livro, em tradução livre) vendidos.


“Nosso DNA nasce do livro físico. Queremos que o público, por um tempo, se desligue dos eletrônicos e se conecte com o presente, com o folhear das páginas”, afirmou Marcel Souto Maior, diretor de planejamento e cofundador da editora, ao PublishNews.


Embora a DarkSide conte com livros na faixa dos R$ 40, a lista dos mais vendidos, com brindes, chega aos patamares dos três dígitos. É o caso de Drácula — Dark Edition e Chucky: O Legado do Brinquedo Assassino, ambos por R$ 120. Há também outras obras como Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho — Edição Pesadelo, O Fantasma da Ópera, Wicked, Frankenstein e Ed Gein: Silêncio Psicótico, que variam a partir dos R$ 75. 


O fenômeno não se limita às editoras de nicho. Até grandes best-sellers entram nesse jogo estético. Um exemplo claro é Harry Potter, que pode ser encontrado em uma edição simples por R$ 49,90 — mas também em versões de luxo que chegam a R$ 299,90, impulsionadas justamente pelo valor estético agregado. A mesma história, o mesmo texto, preços totalmente diferentes — definidos pela experiência visual.


Infográfico Livro X Estética
Arte: Ana Laura Marquesin/Capítulo Z

Comentários


Logo vertical do Capítulo Z

Contato:
imprensa.capituloZ@gmail.com

Receba nossa Newsletter

Obrigado!

Website criado para TCC de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, sob orientação de Lilian Crepaldi

© Capítulo Z  | 2025

  • Instagram
  • Spotify
  • Youtube
  • TikTok
bottom of page